terça-feira, 8 de julho de 2008

Sweet Dior



"New Look”, de Christian Dior, 1947


Este doce me traz lembranças de uma época que não vivi: os anos 50. O bombom parece ter saído diretamente daquela imagem luxuosa para o guarda-roupa feminino que Christian Dior insistiu em propor em 1947, ao contrário da sobriedade que se esperava de uma Europa pós 2ª. Guerra. O “new look”, como foi chamado, possui as mesmas características que o bombom de morango: é inegavelmente doce, luxuoso, delicado e, como não poderia deixar de ser, o recheio é surpreendente – como toda alma feminina.

Contrariando uma suposta idéia de que o conhecido é necessariamente óbvio, e de que o óbvio é necessariamente descartável, tanto o bombom quanto o “new look” são compostos pelo que há de mais clássico e eternamente em voga: saias rodadas e chocolates. Toda mulher deveria ter o seu próprio “tailleur bar”(o casaquinho clássico com saia rodada e cintura marcada que fez a fama de Dior) e, de vez em quando, se deliciar com a maravilhosa mistura entre o azedinho do morango e o doce do chocolate branco e preto derretendo na boca.

Não preciso nem dizer que é, de longe, meu doce predileto. A receita é como o “new look” de Dior: aparentemente fácil de fazer, mas montar perfeitamente e torná-lo uma obra-prima são outros quinhentos.

Portanto, aí vai a receita do bombom de morango que conheci na padaria Benjamin Abraão (outro dia falarei mais sobre esta) da Rua Maranhão, em São Paulo, e minha tentativa de reproduzí-la. A apresentação ficou ruim – ainda não consegui desenvolver uma técnica para mergulhar os bombons na calda de chocolate e deixá-los bonitos – mas o sabor é fantástico. Isso eu garanto!


Bombom de Morango com recheio de brigadeiro branco



Ingredientes

- 25 morangos frescos

Recheio Branco

- 200 gramas de chocolate branco ( equivalente a uma barra)

- 1 lata de leite condensado

- 2 colheres de sopa de manteiga

Cobertura

- 400 gramas de chocolate ao leite ( com chocolate amargo também fica muito bom )

Modo de fazer:

Morangos

Corte a cabeça onde tem as folhinhas do morango e reserve as frutas em recipiente separado.

Recheio branco

Rale o chocolate branco em raspas fininhas. Numa panela quente, derreta a manteiga e em seguida coloque as raspas de chocolate branco. Adicione o leite condensado e mexa em fogo baixo até ficar em ponto de brigadeiro (quando o fundo da panela aparece ao passar a colher). Deixe esfriar completamente (de preferência fora da geladeira pra não juntar água e o brigadeiro ficar mole) e reserve. Você também pode fazer e deixar para usar no dia seguinte.

Calda

Raspe o chocolate e derreta-o em banho-maria.

Bombom

Unte as mãos com manteiga, pegue um pouco do brigadeiro branco e amasse. Em seguida, coloque o morango e o envolva com o brigadeiro, cobrindo toda a fruta. Esfregue suavemente entre as mãos como se estivesse enrolando uma bolinha maior de brigadeiro. Faça o mesmo com todos os morangos.

Em seguida, mergulhe as bolas de brigadeiro dentro do chocolate derretido em banho-maria e vá colocando os bombons sobre um papel laminado. Deixe esfriar e coloque na geladeira. Se quiser você ainda pode enfeitar com granulado por cima ou açúcar de confeiteiro.

5 comentários:

Unknown disse...

Quando eu for na sua casa, quero essa receita!!
heheheheh
Beijinhos!!
Glaucia

Bia disse...

ai amiga
arrasou no blog!!
vou linkar lá no trivial.
saudades sempre

Unknown disse...

Ô Liginha! Parabéns pela iniciativa, minha querida! Ficou um luxo!
Beijos
Ilana

Unknown disse...

Eii... eu quero!!!

Mim disse...

NHAM... nem li tudo ainda, mas já fiquei babando... pelos morangos e pela roupa!

Voto Blog da Liginha pra concorrer a prêmios!

;)

Beijos!